Jornal Castelense - Escrevendo uma nova história de Monte Castelo - SC e região
Faça parte da equipe de brasileiros que foi destaque Internacional em 2017
Patrocinadores

Faça parte da equipe de brasileiros que foi destaque Internacional em 2017


O ano de 2017 foi um ano gratificante para a ciência cidadã no Brasil. Pela primeira vez na história, foi descoberta uma chuva de meteoros por brasileiros, e desde então já são mais de 120 que levam o carimbo do Brasil. Esta mesma equipe também desenvolveu um software que acelerou essas descobertas a um nível nunca visto antes.

Este ano também foi marcado com a primeira participação brasileira no IMC(International Meteor Conference – Conferência Internacional de Meteoros). Durante os 50 anos de existência deste evento o Brasil nunca havia sido representado.

Pouco se ouvia falar do Brasil em eventos desse tipo, mas as coisas mudaram graças a colaboração e envolvimento de dezenas de pessoas que participaram de uma vaquinha criada com o objetivo de arrecadar fundos para levar um representante da BRAMON até Petnica na Sérvia, local onde ocorreu o IMC 2017.

O Novo Desafio

A BRAMON (organização sem fins lucrativos) iniciou a campanha “BRAMON no IMC 2018“, e assim como no ano passado, contará com a contribuição de todos os que valorizam e acreditam na ciência feita por esses cidadãos. Este ano, o IMC ocorre na Eslováquia, onde serão  apresentados dois trabalhos no evento, um sobre o Encontreitor, o fabuloso software desenvolvido por Leonardo Amaral que representou uma verdadeira revolução na busca por novos radiantes; e o outro será a apresentação do primeiro impacto lunar confirmado em vídeo a partir do Brasil, o “Impacto Brasileiro”. Mais uma vez, os trabalhos serão apresentados por Lauriston, principalmente por seu conhecimento a respeito dos trabalhos e pelos contatos que ele já fez no ano passado.

Como Participar?

“Levaremos conosco aqueles que nos levam cada vez mais longe!”

Este ano, assim como no ano passado, A BRAMON vai confeccionar algumas camisas especialmente para o evento. Mas dessa vez, o nome de cada pessoa que contribuir com o projeto será gravado na camisa que será enviada para a Eslováquia.

Interessados podem colaborar das seguintes formas:

  • Compartilhando essa notícia para que ela chegue até as pessoas que querem e podem contribuir
  • Empresas ou instituições que desejarem patrocinar mesmo que parcialmente estes custos, pedimos que entrem em contato através do email: bramon@bramonmeteor.org

Acompanhe

No sábado dia 11 de agosto, a partir das 21:30, a BRAMON realizará a Quarta Live da Campanha, onde irá sortear três livros entre os doadores da campanha BRAMON na IMC 2018. O primeiro livro é o lançamento do Schwarza, Do Átomo ao Buraco Negro, depois será sorteado o livro Decifrando os Meteoritos da Beth Zucolotto e por último, o livro Astronomia Hoje, que reúne 14 artigos publicados na revista Ciência Hoje em 2009 e 2010.

Você Sabia?

Diariamente milhares de meteoros entram em nossa atmosfera. Alguns deles são capturados pelas estações de monitoramento da BRAMON. Você pode conferir os melhores e mais interessantes registros.

Site: http://www.bramonmeteor.org
Facebook: https://pt-br.facebook.com/bramonbr/
Instagram: https://www.instagram.com/bramonmeteor/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCPFIrPzJFdkdcG4UCeXS3mg

Postagem por: Jocimar Justino de Souza (BRAMON)

Comente esta notícia