Jornal Castelense - Escrevendo uma nova história de Monte Castelo - SC e região
Para dar aula existe segredo?
Patrocinadores
 

Para dar aula existe segredo?


Cada dia que passa muitos professores sonham com uma aula atrativa, com uma boa didática, tentando conquistar a atenção dos educandos, o interesse de cada um para a contribuição de uma aprendizagem significativa.

Em primeiro lugar o professor precisa saber o que é didática. É uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino das questões relativas a metodologia e ao processo de ensino e aprendizagem. Em outras palavras, a didática em sala de aula, a forma que é aplicada as aulas; dinâmica, teórica, debates, etc. Nesse sentido o professor devera estar em sala como uma figura principal.

A didática é uma arte de ensinar, de dar educação ou orientação, transmitir conhecimento.

Na década de 70 o ensino era tradicional, o foco estava no professor e no conteúdo ministrado, a exigência da aprendizagem era apenas para o aluno, o foco do ensino estava na memorização, as provas eram aplicadas apenas para dar nota. Hoje a comprometimento com a qualidade cognitiva da aprendizagem. O professor é o mediador da aprendizagem e estimula os alunos a reflexão.

Acredita-se que a educação é uma conquista da criança, pois já nascem com a capacidade de aprender, se forem dadas as condições. Desde a infância toda a criança tem um potencial de aprender, é particular de cada um.

Para Montessori a forma em que o ambiente era preparado permitia que as crianças se movimentassem livremente e tivessem iniciativas, fizessem atividades que as desenvolvesse o sensorial e a motora, em que as crianças tocavam e manipulavam tudo que estava à seu alcance. Defendia que o caminho intelecto passa pelas mãos, por que é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor.

Na educação infantil o tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro e barulho são que chama a atenção das crianças. Para dar aula existe segredo a partir das tendências e do método montessoriano?

Sim. Todo professor deve ter seu segredo. Mais do que talento ou aptidão natural e espontâneo é preciso esforço e dedicação para superar as adversidades de uma sala de aula e se tornar uma figura norteadora marcante e positiva para os alunos.

Os maiores segredos de um professor é ter empatia; colocar-se no lugar do aluno, conhecer quais são os medos e as dificuldades de cada um, como ajudar a alcançar as metas e objetivos, compreender o que passa na mente da turma.

Ser paciente; alguns alunos podem ter mais dificuldade que os outros, não ter preguiça ou má vontade de explicar o conteúdo quantas vezes for necessário, perguntando se alguém tem alguma duvida, ser claro e objetivo.

Ter criatividade; é um desafio prender a atenção do aluno mesmo que necessário utilizar algumas estratégias, inovar e ser criativo. Estar sempre atualizado, ser professor é ser um aluno constantemente atualizado.

Se avalie; tudo deu certo? Funcionou ou não funcionou sua didática? O que se pode melhorar?

 

 

Elsa Adamczeski Borges Simões

Acadêmica do curso de Ciências Sociais

UNC- Universidade do Contestado- campus Mafra SC

Comente esta notícia